A cópia em bronze da carta testamento do ex-presidente Getúlio Vargas foi furtada no centro de Porto Alegre. A placa, que reproduz as últimas palavras de Getúlio antes de cometer suicídio em agosto de 1954, possivelmente foi roubada durante a madrugada desta segunda-feira.
O monumento - de tamanho equivalente a uma televisão de 42 polegadas - ficava preso a uma rocha na Praça da Alfândega, em frente ao prédio do Banco Safra, no Centro Histórico.
Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Cultura, o setor de memória vai registrar queixa na polícia.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A engraxate Vera Regina Pereira da Silva, 53 anos, que trabalha perto da placa há nove anos, se deu conta do vazio ao chegar para o trabalho. É Vera que cuida e limpa da placa. Ela conta que foi convocada pelo ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi para ser a guardiã do momumento. Ela pretendia limpar o monumento para "deixá-lo bonito para o Natal".
- Não sou a única devota da carta. As pessoas mais antigas vêm aqui e até rezam para ela. Tenho certeza de que ela vai voltar.
* Zero Hora