Na semana de estreia da Copa do Mundo no Brasil, o Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou fechado por quase 10 horas na manhã desta terça-feira (9) devido à neblina em Porto Alegre. As operações no terminal foram suspensas por volta da 1h30. As decolagens voltaram a operar às 10h20 e os pousos às 11h.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 16 voos sofrem atrasados e 12 foram cancelados. O movimento no terminal era intenso pela manhã, com passageiros aguardando a liberação dos voos.
Ontem, o aeroporto também fechou por cerca de três horas e meia por causa da neblina. Hoje, uma reunião da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve aprovar a instalação até quinta-feira de um equipamento, chamado de ILS-2, que vai reduzir em 30% os transtornos com o mau tempo no Salgado Filho.
Não teríamos transtornos com o ILS-2, diz Fortunati
Entre os passageiros afetados com o fechamento do aeroporto Salgado Filho nesta manhã está o prefeito de Porto Alegre. José Fortunati disse à Rádio Gaúcha que espera que o início das operações do ILS seja aprovada hoje pela Anac.
"Em uma neblina como esta, nós estaríamos decolando sem problemas", afirmou o prefeito. "Se tudo ocorrer bem, na quinta-feira teremos o aparelho funcionando", complementou.
A Anac havia previsto o início das operações do equipamento antes da Copa do Mundo, que começa daqui dois dias.