O Hospital de Clínicas pretende dobrar o número de mudas de árvores que serão plantadas em Porto Alegre como compensação pela derrubada de vegetais na instituição. A retirada das 284 árvores foi realizada no final de semana passado para permitir as obras de ampliação do hospital. O projeto inclui a construção de novos prédios e novas instalações de emergência.
Segundo o engenheiro chefe do serviços de engenharia do Hospital de Clínicas, Fernando Martins Pereira da Silva, a decisão de aumentar o número de mudas surgiu a partir do questionamento de organizações ambientais.
"Essa decisão ocorreu a partir de uma representação. Acordamos que estaríamos atendendo a um decreto estadual - que é mais rigoroso com relação à compensação - e passaríamos das atuais 1005 árvores para algo em torno de duas mil", explica o engenheiro.
Na segunda-feira (23), a administração do hospital irá entregar à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) o relatório sobre a derrubada das árvores. Três delas foram transplantadas. O local onde as mudas serão plantadas será decidido com a Smam.
O trabalho de retirada das raízes das árvores cortadas prosseguirá ao longo da semana que vem. A previsão é que daqui 10 dias comece a colocação das fundações dos novos empreendimentos.