Os restaurantes atingidos pelo incêndio no Mercado Público, em julho do ano passado, poderão reabrir na semana que vem. Na tarde deste sábado (22), a equipe da seção de Prevenção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros realizou uma nova vistoria no local.
A inspeção ocorreu no espaço destinado para o funcionamento provisório de sete restaurantes e confeitarias que ficavam no andar superior do Mercado, afetados pelo incêndio de julho passado. Foi verificada a condição dos extintores, sistema de alarme, iluminação de emergência, sinalização das saídas, tubulação de gás e mangueiras de incêndio.
Na próxima segunda-feira (24), será divulgado o resultado da vistoria. Caso o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) provisório seja aprovado, o próximo passo é a liberação da Secretaria de Municipal de Obras e Viação (Smov) que deve ocorrer no mesmo dia. A expectativa da Associação do Comércio do Mercado Público é que os restaurantes voltem a atender na próxima quarta-feira (26). "A expectativa é de muita ansiedade, pois foram feito financiamentos para pagar as obras. Muitos prioprietários perderam tudo e aí pegaram dinheiro no banco para fazer essa obra. Eles fizeram financiamentos com carência e agora está chegando ao fim a carência e eles precisam movimentar dinheiro para conseguir cumprir o seu compromisso", explicou o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público, Ivan Konig Vieira.
Também foram vistoriados outros dois restaurantes, mas neste caso para a aprovação do PPCI definitivo. Os estabelecimentos passavam por reforma em agosto passado, quando os Bombeiros deram o aval para a reabertura do primeiro andar do Mercado Público.