Um equipe formada por 25 garis, com o apoio de um barco, iniciou nesta quarta-feira (26) a edição de 2014 da operação especial de limpeza do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. O serviço com o uso de embarcação começou em maio do ano passado, e totalizou o recolhimento de 267 toneladas de lixo até dezembro.
Neste ano, os garis irão trabalhar das 8h às 17h. A previsão é que a operação dure um mês e, uma vez encerrada, seja retomada após 30 dias. Nem todo o material recolhido é possível de ser reciclado.
"O que nós conseguimos tirar do talude, que não caiu na água, conseguimos dar destinação para reciclagem. Mas o resíduo que está dentro d'água se contaminou e não dá mais para reciclar. Acaba enterrado no nosso aterro sanitário", explica Rodrigo Chies, da Divisão de Limpeza e Coleta do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Além da operação de limpeza, o DMLU anunciou para 7 de abril o início da aplicação de multas para quem for flagrado jogando lixo na rua, conforme o novo código de limpeza urbana de Porto Alegre. O código está em vigor desde 8 de janeiro, mas até o momento os agentes do DMLU vêm trabalhando apenas na orientação à população.