Depois de uma semana envolvidos na produção de um conto coletivo com Luis Fernando Verissimo, os seis coautores que venceram a promoção História Coletiva, de ZH, tiveram um encontro especial com o escritor nesta quinta, na Feira do Livro.
Leia o conto coletivo completo
A gerente financeira Adriele Schtscherbyna, o publicitário Cláudio Rocha, a advogada Luiza Schneider, o jornalista Daniel Gruber, o funcionário público aposentado Joni Weiss e a estudante de jornalismo Luana Cruz puderam conhecer e conversar com o autor que deu início à história continuada por eles em seis capítulos, um por dia. Cada um foi selecionado por um trecho de até 1,4 mil caracteres - ou 10 tweets - que dava sequência ao anterior. Para os coautores, a sensação foi de honra ao escrever uma trama iniciada por Verissimo. O escritor, por sua vez, considerou que os participantes conseguiram conduzir muito bem a história:
Em VÍDEO, veja como foi o encontro
- Eu não tinha ideia de como terminaria a história. Ficou bem construída, cheia de idas e vindas, e o final acabou voltando para o início, deixou a história redonda.
O trecho escrito por Adriele Schtscherbyna, 26 anos, foi o primeiro selecionado para continuar a história iniciada por Verissimo. A surpresa veio junto do resultado:
- Não tinha muita expectativa em ganhar. Quando vi o resultado, falei lá em casa: "Dá licença, agora eu escrevi um conto com o Verissimo!".
Luana Cruz foi responsável por concluir o conto, sendo selecionada para o sétimo trecho da História Coletiva.
- Não participei do meio da história porque achei que não teria condições de dar sequência. Mas, quando li no quinto dia, achei que conseguiria fazer o final. Foi difícil concluir em um espaço curto de caracteres, mas deu certo. Sou muito fã do Verissimo e foi incrível ter concluído uma história que ele começou - conta.
Além de conversar com o escritor, os coautores aproveitaram para eternizar o encontro com fotografias e autógrafos. Verissimo resumiu o encontro:
- O trabalho ficou muito bom. Estamos todos de parabéns!
No próximo sábado, será conhecido o texto do último vencedor da segunda etapa da História Coletiva, iniciada no domingo passado, pela escritora Cláudia Tajes.