Em Neptuno, a escritora Leticia Wierzchowski volta a demonstrar suas habilidades de fabulação - é uma das mais inventivas e fecundas autoras da atualidade. Nesse 19º livro individual, a autora conta uma história de amor que, sabe-se aos poucos, culminou em tragédia, abalando a vida de duas pacatas famílias.
A obra se inicia centrada naquele que será a voz narrativa do volume, o advogado Key, que, no fim de uma tarde de sexta-feira, recebe uma ligação de M., filho de um amigo com quem costumava jogar squash. O rapaz precisa dos préstimos do advogado porque, conforme revela de forma tanto lacônica, cometeu assassinato.
A partir dessa revelação, fica-se sabendo que o rapaz foi passar férias na casa dos avós em Neptuno - a tranquila praiazinha que dá nome ao livro. Lá encontra June, linda menina, que o atrai como num encantamento. Os dois iniciam uma história de amor com boas doses de erotismo, romance que tem todos os elementos para ser bem-sucedido. No entanto, algo interrompe a felicidade do casal, e a narrativa entra num crescendo interessante: sabe-se quem matou, quem morreu, mas todas as circunstâncias do crime restam a ser decifradas. Ao mesmo tempo em que o advogado vai tomando pé do enredo de paixão avassaladora e tragédia incontornável, ele também revive sua própria história de amor naquela mesma praia. Embora evite os juízos de valor e tente resguardar suas emoções para atuar na defesa do rapaz, o advogado se envolve afetivamente com seu cliente. Na verdade, o jovem M. funciona como um espelho para esse homem, pai de um menino de cinco anos, fruto de um casamento infeliz.
Com cortes cinematograficamente precisos, sempre nos momentos de maior tensão do enredo, Leticia desenvolve um romance policial usando aqui e ali elementos de realismo mágico, marca que parece guiar a pulsão de sua escrita. Dialogando com vários autores caros à literatura ocidental - Somerset Maugham, Graham Greene, Salinger, Fante, Borges -, o livro reverencia, na figura de June, a Lolita de Nabokov, um dos fetiches declarados de Leticia.
*Jornalista e autora de Essa Coisa Brilhante que É a Chuva, entre outros.