O feriado de Finados é de movimento intenso na Feira do Livro de Porto Alegre. O dia quente e ensolarado trouxe centenas de pessoas à Praça da Alfândega. Grande parte do público são famílias, que aproveitam para passear, comer pipoca e sorvete e olhar os livros. Por esta razão, a circulação por entre as bancas é lenta e atribulada.
Quem comemora são os livreiros, que apostam na recuperação das vendas neste final de semana.
- O final de semana passado foi fraco, pois como era final de mês as pessoas estavam sem dinheiro. Hoje já melhorou muito, o movimento e as vendas foram bons desde o início do dia. Esperamos que sábado e domingo esteja tão bom quanto hoje - avalia o livreiro e escritor Alcir Nicolau Pereira.
Já a vendedora Andrea Ruivo afirma que, apesar do movimento estar maior, as vendas estão praticamente iguais a ontem.
- O movimento e as vendas começaram a melhorar desde ontem. Muita gente foi viajar, mas quem ficou em Porto Alegre vai passar pela Feira neste feriadão de tempo bom - diz Andrea.
Ela acredita que o movimento vá ficar ainda maior no final da tarde:
- As pessoas geralmente olham tudo primeiro e depois voltam para comprar.
A vendedora Raquel Brinksmann, que assim como outros livreiros mal teve tempo de parar para conversar com a reportagem de Zero Hora, estava otimista.
- O movimento está forte e estamos vendendo muito bem. Este com certeza vai ser o melhor fim de semana da Feira. Não conseguimos parar um minuto!