O escritor e músico Rubem Penz ministra oficinas do Aperitivo Santa Sede desde 2010. O resultado da terceira oficina, que começou em janeiro deste ano e durou seis meses, virou um livro. Crônicas de Botequim tem lançamento com sessão de autógrafos neste domingo na feira, a partir das 18h. O livro é composto de crônicas de autores convidados e inscritos para participar da oficina. Os escritores têm ocupações diferentes. De advogados e policiais a publicitários e filósofos, o grupo construiu algo em comum, por meio de conversas de bar: um conjunto de 81 textos que teve participação de todos, em uma soma de aprendizado e ensinamento.
Os encontros aconteciam nas segundas feiras, no bar Apolinário, na Cidade Baixa. Lá o grupo passava por várias trocas de aprendizado, produção literária e leitura de textos. A ideia de produzir o livro em um bar surgiu do organizador da oficina, Rubem.
- Percebi que as minhas crônicas eram alimentadas pelas conversas em confrarias. A cidade pulsa mais dentro de um boteco. Então tive a ideia ade levar as oficinas para dentro de um bar, sair do ambiente controlado de uma sala e se contaminar pelo ambiente do bar - conta.
O resultado foi satisfatório para o grupo de nove escritores. Para a Relações Públicas e empresária Luciane Pacheco, a experiência foi um grande aprendizado.
- Eu não sou muito de ir a bar, não bebo, sou caseira. Mas a experiência de escrever em uma mesa de bar, com o murmurinho do lado, com as coisas acontecendo ao redor, é maravilhosa - comenta.
O lançamento do livro também será feito na segunda-feira (5), no Bar Apolinário , a partir das 19h.