Durante a Festa Literária Internacional de Paraty deste ano, o escritor português nascido em Angola valter hugo mãe demonstrou um carisma e uma verve que o tornaram de imediato a sensação do evento. Agora, a Feira do Livro de Porto Alegre também poderá conhecer o autor, que vem sendo aclamado como uma das vozes mais originais da literatura em português. mãe (o escritor não usa maiúsculas em suas obras e em seu nome - em entrevista recente, disse que talvez abrisse mão do expediente no próximo livro, mas por ora sua editora vem mantendo a mesma grafia) vem a Porto Alegre para autografar seu livro mais recente publicado no Brasil, O Nosso Reino (Editora 34).
Dentre os livros do autor, O Nosso Reino é o que saiu há menos tempo no Brasil, mas é seu primeiro romance, publicado em 2004. Suas outras obras editadas por aqui, O Remorso de Baltazar Serapião (2006) - leia a resenha no blog Mundo Livro - e A Máquina de Fazer Espanhóis (2010), foram publicadas antes do livro de estreia. O Nosso Reino é narrado pelo ponto de vista de um menino que, vivendo em uma pequena vila de pescadores em Portugal, tenta tornar-se santo matando a morte. É um livro que apresenta as características que tornaram a obra de mãe digna de atenção: uma prosa de tom poético, por vezes fabular, que constrói uma atmosfera mágica que mitiga muitas das demonstrações de crueldade retratadas na narrativa.
valter hugo mãe confirmou sua vinda a Porto Alegre na semana passada, e deve vir para o primeiro fim de semana da Feira, dia 28 (a data ainda está sujeita a alterações).