- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, precisou passar por cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9)
- Boletim médico informou que Lula sentiu fortes dores de cabeça em Brasília
- Ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma; entenda o procedimento
- Em entrevista coletiva, os médicos explicaram que não houve dano cerebral e que Lula deve estar em Brasília na semana que vem
O acidente doméstico
O acidente doméstico aconteceu no dia 19 de outubro. Na ocasião, Lula sofreu uma queda no banheiro. Ele estava sentado em um banco, que escorregou, fazendo com que o presidente caísse e batesse a parte de trás da cabeça.
Ele precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem, que foram repetidos. Na ocasião, o presidente ficou na unidade hospitalar por cerca de uma hora.
Por recomendação médica, à época ele precisou cancelar sua viagem à Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics em Kazan.
O que é hemorragia cerebral
A hemorragia cerebral é uma condição grave que ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, causando um sangramento no tecido do cérebro. Esse tipo de acidente vascular cerebral pode ser responsável por mais de 10% dos AVCs e, ainda, ter consequências devastadoras.
Sintomas como dor de cabeça intensa e súbita, dificuldade de falar, visão turva, fraqueza ou dormência em um lado do corpo e perda de equilíbrio podem indicar uma hemorragia cerebral.
Nesses casos, deve-se buscar atendimento médico imediato, já que essa é uma emergência de saúde considerada grave com necessidade de intervenção médica urgente.