Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quarta-feira (18), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou sobre o fundo de R$ 6,5 bilhões para obras de contenção de enchentes no Estado, oficializado na terça-feira (17) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após reunião entre os governos.
Leite se disse satisfeito com a decisão de uma gestão conjunta entre os governos estadual e federal para atender os interesses da população.
— Estamos satisfeitos e confortáveis na forma de condução desse processo para atender o interesse da população, que é garantir proteção para as nossas cidades. Acho que foi um bom encaminhamento que se fez e que, naturalmente, vai demandar de nós a capacidade de trabalharmos juntos esse acordo de cooperação e de alguma forma colocar no papel — disse.
Perguntado sobre prazos, Leite respondeu que há expectativa de início de obras já no próximo ano e que para se considerar um sistema de proteção robusto, deve se levar de três a cinco anos.
— Não haverá restrição de investimentos por parte do governo do Estado para estudos e para que a gente possa ter os projetos colocados em pé em condições rápidas. Temos a expectativa de termos obras já no próximo ano e fazê-las no tempo mais rápido possível. Eu estimaria que para nós podermos considerarmos que temos um sistema de proteção robusto, levará de três a cinco anos.
Ouça a entrevista na íntegra