A deputada federal gaúcha Daiana Santos (PCdoB) publicou conteúdo em seu perfil na rede Instagram, nesta terça-feira (20), em que relata ter sido alvo de ameaça de morte e de ataques racistas destinados a ela por e-mail nesta manhã (assista abaixo). A parlamentar registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados.
Em sua manifestação pela rede social, a deputada aponta tratar-se de "grave ameaça", a qual atenta contra sua vida.
— Isso obviamente tem a ver com a minha atuação política, porque da forma como foi feita essa ameaça demonstra o ódio que eles têm a tudo o que eu represento na política, como mulher, negra e LGBT — declarou.
A parlamentar acrescentou que não será intimidada por tal tipo de agressão e assegurou que prosseguirá defendendo com empenho as causas às quais tem se dedicado.
Daiana, que preside a Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, disse considerar que a ameaça evidencia que a ampliação da participação política que representa minorias "incomoda".
Ao Estadão, a deputada gaúcha revelou que o agressor afirmou que a deputada "jamais será reconhecida como uma cidadã legítima do RS", que ela é uma vergonha para o Estado onde "a grande maioria da população é branca", e que assassinaria "macaco", "sapatona", "nordestino" ou "homossexual".
A reportagem de Zero Hora fez contato com a assessoria de imprensa da parlamentar solicitando entrevista, mas não obteve resposta até esta publicação.