Foi no Teatro da Amrigs que o MDB confirmou Sebastião Melo como candidato à reeleição em Porto Alegre. Em convenção conjunta com outros três partidos, o ato na tarde deste sábado (27) selou o nome do prefeito na disputa, que terá ao seu lado Betina Worm (PL) como vice.
Foram três horas e meia de manifestações de lideranças representando MDB, PP, PRD e PSD no evento unificado, até que Melo assumisse o microfone. Durante 42 minutos, o prefeito deu um panorama geral da sua gestão desde que assumiu o município, em 2021, afirmando que seguiu o "caminho do empreendedorismo".
— Estamos juntos porque somos um governo que valoriza o empreendedorismo. Só há desenvolvimento social se houver desenvolvimento econômico. A participação popular faz a diferença na vida de uma cidade. Orçamento participativo é instrumento importante, mas não é o único — afirmou.
Boa parte da manifestação de Melo foi usada para falar sobre o trabalho dele durante a enchente. Cobrado pelos opositores por não ter realizado a devida manutenção no sistema de proteção contra cheias, o prefeito rebateu ao dizer que esta é uma política pública que "não foi enfrentada no Brasil ao longo das últimas décadas".
— As pessoas chegaram antes de construir cidade, hoje são 82 mil pessoas que moram em área de risco, em lugares inadequados, mas a cidade se constituiu dessa forma. A tragédia veio, nos trouxe dores, perdas e aprendizados. Claro que o poder público teve o seu papel, mas, nós juntos, salvamos e reconstruímos vidas. O líder muitas vezes nesse momento vai apanhar, mas a história vai reconstruir isso.
As centenas de apoiadores e militantes presentes portavam adesivos com os dizeres "Tô com Melo!", além de bandeiras dos quatro partidos e de apoio ao ainda pré-candidato à reeleição. O telão exibia, entre imagens de Porto Alegre, o slogan "É Melo de novo!", enquanto o público frequentemente bradava: "Um, dois, três, é Melo outra vez".
Agraciado com muitas palmas pelo público, o ex-senador e ex-governador Pedro Simon, aos 94 anos, subiu ao palco, em uma cadeira de rodas, para dar o seu voto de confiança total a Melo:
— Estamos em um dos momentos mais importantes da nossa história. Digo a vocês, há um encontro marcado de Melo com o destino de Porto Alegre. Porto Alegre vencerá os obstáculos que o destino tem apresentado.
Além do MDB, do PL e dos partidos que estiveram em convenção neste sábado (PP, PRD e PSD), a aliança em torno de Melo reúne ainda Podemos e Solidariedade. O grupo mantém conversas com o Republicanos, que esteve representado pelo deputado estadual Capitão Martim, e com o Cidadania, de quem participaram o único vereador da sigla na Capital, Cassiá Carpes, e a deputada federal Any Ortiz.
Antes da exibição de um vídeo de quatro minutos com as ações da prefeitura desde 2021, a pré-candidata a vice na chapa, a veterinária e tenente-coronel Betina Worm, leu o seu discurso de apresentação, repetindo o teor do que já havia citado durante a convenção do PL, na noite de sexta-feira (26).
— Extremamente honrada de compor a chapa e representar o PL nessa coligação impressionante. Sou nova na política, mas não no serviço público — resumiu.
Com 66 anos recém completados, Sebastião Melo é natural de Goiás, mas está radicado no Rio Grande do Sul desde a década de 1970. Advogado, Melo foi vice-prefeito de Porto Alegre entre 2013 e 2016, na gestão de José Fortunati, e deputado estadual entre 2019 e 2021.