Em ato com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira (26) o apoio à reeleição do prefeito de Sebastião Melo (MDB) na Capital. No evento, a tenente-coronel do Exército Betina Worm filiou-se ao partido e foi indicada formalmente para ser a vice na chapa de Melo.
Dono da maior fatia do tempo de propaganda e do fundo eleitoral, o partido de Bolsonaro consolida Melo como opção ao eleitorado de direita. Ao mesmo tempo, atrela a imagem do prefeito ao ex-presidente, que foi derrotado em Porto Alegre na eleição de 2022.
Bolsonaro chegou ao evento, na Casa do Gaúcho, às 19h20min e subiu ao palco depois que o presidente municipal do partido, o deputado Luciano Zucco, anunciou o encerramento formal da convenção partidária.
No discurso, ele exaltou o "casamento político" do PL com Melo.
— Vamos nos empenhar para que esse município não caia nas mãos da esquerda, para não termos quatro anos de sofrimento. O socialismo não deu certo em nenhum lugar do mundo e não seria em Porto Alegre que daria — provocou.
Durante o pronunciamento, Bolsonaro disse que gostaria de ter "o poder da caneta" para colaborar na reconstrução. Depois, aconselhou o prefeito e a companheira de chapa:
— Tenho certeza que o Melo e a Betina, uma vez reeleito e eleita, vão passar momentos difíceis. Não é demérito chorar. Quantas vezes chorei na solidão da Presidência, por incompreensão de alguns e ingratidão de outros.
O ex-presidente chegou depois do pronunciamento de Melo, mas ficou ao lado dele no palco. Em sua intervenção, o prefeito fez referência positiva às medidas econômicas adotadas durante a pandemia, que usou de comparativo para criticar o governo Lula.
Ao cumprimentar a vice, prometeu um futuro governo melhor do que o atual:
— Fizemos muito, mas só sou candidato à reeleição para fazer mais e melhor. Vamos fazer o dobro do que fizemos no primeiro mandato.
Melo chegou à convenção às 18h30min e participou de quase todo o ato. Acompanhado da primeira dama, Valéria Leopoldino, foi ovacionado pelo público, adornado por chapéus, bandeiras, camisetas e cartazes em verde e amarelo.
Vice se filiou na convenção
Sem experiência na política, a candidata a vice de Sebastião Melo redigiu o discurso, no qual se apresentou à militância bolsonarista e agradeceu ao deputado Luciano Zucco e à vereadora Nádia Gerhard pela indicação.
— Sou nova na política, ninguém me conhece. Mas não sou nova no serviço público. Tenho quase 25 anos servindo ao Exército — ressaltou Betina, após elogiar a gestão de Melo.
Médica veterinária, Betina Worm tem 59 anos e ingressou no Exército em 2000. Antes, foi proprietária de uma clínica veterinária.
Por ser militar da ativa, Betina filiou-se ao PL apenas na convenção. Para outros cidadãos, incluindo militares da reserva, o prazo mínimo de filiação para disputar a eleição é de seis meses.
Caso seja eleita, ela passará automaticamente para a reserva.
Além da candidatura a vice, o PL oficializou 36 concorrentes a vereador na Capital.