O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (25), permitiu a gravação de farto material em vídeo para uso na campanha do pré-candidato do PL a prefeito, Maurício Scalco. Bolsonaro usou o segundo dia da excursão pelo Rio Grande do Sul para conceder sua bênção a Scalco e à pré-candidata a vice, a vereadora Gladis Frizzo (PP).
O ex-presidente chegou a Caxias por volta das 10h e percorreu as ruas da cidade numa caminhonete, perseguido por uma legião de motociclistas. Além de Scalco, estavam com Bolsonaro os deputados Luciano Zucco (PL) e Giovani Cherini (PL) e o filho 04, Jair Renan. O destino da motociata foi uma rua no centro da cidade, fechada para recepcionar Bolsonaro em um trio elétrico.
Na sua manifestação, Scalco agradeceu a presença do ex-presidente e, em tom de pré-campanha, afirmou que a população caxiense "sabe o que precisa para o futuro".
Já o ex-presidente pouco abordou as eleições municipais e também fez raras menções diretas a Scalco. Seu discurso durou cerca de 15 minutos e teve referências ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a Lula, além de críticas à imprensa.
A convenção que vai selar a chapa entre PL e PP em Caxias está marcada para o dia 4 de agosto. Podemos e Novo também integram o bloco de partidos da direita.
* Colaborou Renata Oliveira Silva