O ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre, nesta semana, um roteiro para impulsionar candidaturas do PL a prefeituras no Estado. Nesta quinta-feira (25/7), ele esteve em Caxias do Sul, por volta das 10h, e foi recepcionado por apoiadores no MartCenter, juntamente com o pré-candidato à prefeitura, Maurício Scalco (PL). De lá, o ex-presidente seguiu em motociata até a Rua Plácido de Castro, ao lado da Maesa. O evento foi organizado pelas alianças de partidos de direita da região.
No local, em cima de um trio elétrico, Jair Bolsonaro discursou por quase uma hora. Ao seu lado estava Scalco e diversos políticos como os deputados federais Luciano Zucco (PL), Osmar Terra (MDB), Giovani Cherini (PL) e Ubiratan Antunes Sanderson (PL), os vereadores Alexandre Bortoluz (PP), Adriano Bressan (PP), Sandro Fantinel (PL) e a pré-candidata a vice-prefeita, Gladis Frizzo (PP).
No momento de sua fala, Scalco, agradeceu a presença do ex-presidente, além de mencionar que a população caxiense “sabe o que precisa para o futuro”.
— Caxias ama o senhor como eu amo a minha cidade, e sabemos que a cidade sabe o que precisa para o futuro. E pode ter certeza, presidente, missão dada é missão cumprida. A luta só está começando — disse.
Os deputados federais presentes também tiveram momentos no microfone, sendo um deles, Ubiratan Sanderson, que destacou como o pré-candidato a prefeito tem a confiança deles (se referindo ao movimento de direita). O deputado Zucco também se manifestou e demonstrou apoio ao vereador.
— Nós estamos aqui porque é o certo, não porque é fácil — destacou.
Quem conduziu o evento foi o locutor Carlos Rudiney Mattoso, conhecido como “locutor oficial do Bolsonaro”. Foi ele quem, implicitamente, mencionou a "bênção" de Bolsonaro a Scalco:
— E agora, vou chamar esse homem que Bolsonaro colocou a mão sobre ele e está dizendo à nação caxiense: esse é o homem para mudar os rumos de Caxias. Vamos receber o pré-candidato a prefeito para Caxias do Sul, ele é Scalco.
Pelo calendário eleitoral, o dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Depois de Caxias do Sul, Bolsonaro foi até Farroupilha para almoçar com o prefeito Fabiano Feltrin (PL) e apoiadores. O ex-presidente ainda tem viagens previstas para Santa Cruz do Sul, Canoas e Porto Alegre.