O ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio Bins, contestou nesta quinta-feira (8) a crítica dirigida a ele no dia anterior pelo ex-vice-governador José Paulo Cairoli (MDB). Bins alegou, nesta quinta, que Cairoli não falou a verdade ao citá-lo, em um encontro de empresários, realizado nesta quarta (7) em Porto Alegre.
— Essa afirmação (do Cairoli) não é verdade. O vice-governador deve ter se equivocado. Talvez ele (Cairoli) tenha confundido as coisas. Nunca foi feita uma afirmação minha nesse sentido, tentando dizer que vou defender os meus interesses pessoais. Não, em hipótese alguma. Não era dessa forma que se trabalhava — disse Bins.
Nesta quarta (7), Cairoli afirmou que Bins, quando atuava na Secretaria Estadual da Fazenda, não aceitou combater o pagamento extra feito aos servidores dessa pasta por produtividade por ter priorizado interesses pessoais.
— Agora, não subestime a Secretaria (Estadual) da Fazenda. Eles cuidam do deles. E eles são tudo “Nutella”. Eu com o Bins (ex-secretário da Fazenda Luiz Antônio Bins), que é um cara muito cabeça boa, eu fui para cima deles e ele: “não, não vamos tirar a produtividade (dos servidores da Fazenda) porque eu vou me aposentar no ano que vem e eu perco”. Essa é a visão das pessoas — afirmou Cairoli, no início da tarde desta quarta-feira (7).
Durante a noite, após a repercussão de sua declaração, Cairoli se manifestou em redes sociais, afirmando que optava pela sinceridade em lugar da demagogia, mas que pedia desculpas pelo uso de palavras inadequadas e pela exposição de pessoas.
Bins considera que a segunda manifestação de Cairoli, pedindo desculpas, não resolveu o problema gerado à imagem dele.
— Em relação à minha pessoa especificamente, o fato de ele simplesmente dizer que expôs as pessoas continua não condizendo com a verdade. Porque eu não fui só exposto, eu fui exposto com base numa afirmação que não condiz com a verdade. Eu acho que ele continua equivocado. Se ele (Cairoli) ainda acha que a afirmação dele é correta, na minha opinião, ele continua equivocado, porque eu jamais faria uma afirmação nesse sentido na posição de secretário. A preocupação sempre é a priorização do interesse público. Tenho uma história na Fazenda e uma manifestação nesse sentido me deixa muito triste — acrescentou Bins.
Bins foi auditor-fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda de 1986 a 2017 – quando se aposentou. Durante a gestão do governador José Ivo Sartori (MDB) e do vice-governador Cairoli, Bins exerceu os cargos de secretário-adjunto e secretário titular da Fazenda.
Na mesma fala em que citou Bins, Cairoli também se manifestou de forma crítica à Procuradoria-Geral do Estado (PGE); à Secretaria Estadual da Fazenda; à atual secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana; a deputados estaduais da Assembleia Legislativa e a desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Esses citados foram procurados por GZH, mas até o momento preferiram não se manifestar.