Em cerimônia solene realizada nesta quinta-feira (1º), o desembargador Alberto Delgado Neto tomou posse na presidência do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul. O magistrado, que era vice-presidente da Corte, ficará no cargo até o início de 2026.
Delgado Neto foi escolhido pelos colegas para chefiar o TJ, em eleição realizada no final do ano passado. Ele obteve 77 votos, ante 69 do concorrente, Tasso Caubi Soares Delabary. O novo presidente substitui a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher a comandar o Judiciário gaúcho.
No discurso no ato de posse, o desembargador reforçou o papel do Judiciário no atual contexto político, o papel contramajoritário que muitas vezes é adotado pela Justiça e salientou a responsabilidade do poder de "resguardar o estado das coisas".
— Por isso nossa missão de contrariar a todos, se necessário, para resguardar um direito individual, por vezes até de apenas um cidadão.
Delgado Neto ainda disse que a sociedade precisa "compreender suas instituições":
— Não se mostra madura a crítica pela crítica, por conta da insatisfação com as decisões — afirmou.
Além de Delgado Neto, assumiram os cargos nesta quinta os novos integrantes da administração da Corte. São eles o 1º vice-presidente, Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º vice, Sérgio Miguel Achutti Blattes, a 3ª vice, Lusmary Fátima Turelly da Silva, e a corregedora-geral de Justiça, Fabianne Bretton Baisch.
O grupo estará à frente do TJ na passagem dos 150 anos da instituição, comemorados no próximo sábado (3).
Compareceram à cerimônia o governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, o presidente do Tribunal de Contas, Marco Peixoto, e os chefes do Ministério Público, Alexandre Saltz, e da Defensoria Pública, Antonio Flavio de Oliveira, além dos ex-governadores Yeda Crusius, Jair Soares e Ranolfo Vieira Junior, entre outras autoridades.
Perfil
O novo presidente do TJ é graduado pela Faculdade de Direito da PUCRS e formado pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris). Ele iniciou a carreira como servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, entre 1982 e 1987
Atuou como advogado por dois anos e, entre 1989 e 1990, foi promotor de Justiça em Tenente Portela. Em 1990, assumiu o cargo de juiz de Direito, passando pelas comarcas de Cerro Largo, Vacaria e Porto Alegre.
Ao longo da carreira, foi diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre (2010-2011), diretor da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (2012-2014) e integrante do Conselho de Administração do TJ (2010-2014). Tomou posse como desembargador do em dezembro de 2013. Ocupou o cargo de 1º vice-presidente do TJ nos últimos dois anos.