A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre tomou posse nesta quarta-feira (3). Mauro Pinheiro, do Partido Liberal (PL), assumiu a presidência do Legislativo, sucedendo Hamilton Sossmeier (PTB).
Durante a cerimônia, realizada no Plenário Otávio Rocha, ele afirmou que seu compromisso será “desatar nós” para que a cidade avance:
— Todos nós temos nossas convicções políticas e ideológicas, que são combustível na vida pública. Eu as tenho também, mas o meu compromisso é deixar todas elas para ser o presidente não de um espectro político, mas sim de todos os vereadores.
Presente na cerimônia, o prefeito Sebastião Melo tratou de tranquilizar o novo presidente quanto ao pleito que se avizinha.
— Acho que o senhor não deve se preocupar com esse ano de eleições. Eu conheço essa Casa, como vocês. Ela trabalha muito todos os anos e trabalha ainda mais em seu último ano de mandato — disse.
Melo ainda aproveitou a tribuna para reafirmar o envio do projeto relacionado ao novo Plano Diretor da cidade apenas após as eleições deste ano. Além disso, criticou as restrições impostas pela legislação, que impede o uso da máquina pública para promoção pessoal:
— Se dependesse de mim, essa legislação não deveria ter vedações das pessoas falarem sobre eleições faltando 30, 40 dias. Eu acho isso errado. O eleitor tem que conhecer quem ele vai votar. E só conhece quem ele vai votar se tiver oportunidade de falar. E essa casa é um espaço de debates.
Do PT ao PL
Essa é a segunda vez que Mauro Pinheiro assume a presidência da Câmara. Na primeira ocasião, em 2015, o parlamentar estava filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla que deixou após alegar divergências.
— O que muda mais é o cabelo branco, e antes não usava óculos. Vamos seguir nessa mesma trajetória: gestão, transparência e buscar a união dos vereadores no que for possível — comentou.
Questionado por GZH sobre o que faria diferente de 2015, quando esteve na função pela primeira vez, o vereador respondeu que agora tem uma noção diferente sobre o “tempo das coisas”.
— Eu vinha da gestão privada, onde as coisas acontecem mais rápido. Nesse período, aprendi que as coisas no poder público são um pouco mais demoradas, lentas, exigindo muito mais diálogo na decisão — concluiu.
Nova composição da mesa diretora (gestão 2024)
- Presidente: Mauro Pinheiro (PL)
- 1º vice-presidente: José Freitas (Republicanos)
- 2º vice-presidente: Tanise Sabino (PTB)
- 1º secretário: Gilson Padeiro (PSDB)
- 2ª secretária: Mari Pimentel (Novo)
- 3ª secretária: Fernanda Barth (PL)
- 4º secretário: Engenheiro Comassetto (PT)