A Justiça do Distrito Federal condenou nesta sexta-feira (18) mais um acusado de participar da tentativa de explosão de uma bomba perto do Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal de 2022.
Conforme a sentença, Wellington Macedo de Souza foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado. Ele foi acusado de expor a integridade física da população mediante uso de explosivo, que foi colocado próximo a um caminhão-tanque que estava estacionado nos arredores do aeroporto. Welligton está foragido da Justiça.
Em maio, outros dois acusados de participação na tentativa de explosão foram condenados. A Justiça apenou o empresário George Washington de Oliveira Sousa a nove anos e quatro meses de prisão. Já Alan Diego dos Santos Rodrigues foi condenado a cinco anos e quatro meses. As condutas envolvem os crimes de explosão, causar incêndio e posse arma de fogo sem autorização.
De acordo com o juiz do caso, antes da tentativa de explosão, os dois acusados se conheceram no acampamento montado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao quartel do Exército em Brasília.
A bomba foi encontrada por volta das 8h de 24 de dezembro na Estrada Parque Aeroporto, próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. Equipes da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Federal agiram conjuntamente para desativar o explosivo.
O material estava escondido em um caminhão que transportava querosene de aviação para o terminal. A PM foi acionada pelo motorista do veículo onde o artefato estava instalado.