Cumprindo agendas em Buenos Aires, na Argentina, desde quinta-feira (27), o governador Eduardo Leite deve retornar ao RS em voo agendado para as 5h de segunda (31). Nestes dois dias de intensa movimentação pela capital do país vizinho, Leite já esteve com o presidente Alberto Fernández, o ministro da Economia e candidato do governo à presidência, Sergio Massa, além de líderes políticos e empresários.
No sábado (28), Leite participa da solenidade de abertura da ExpoRural 2023, a maior feira do agronegócio argentino, também conhecida como Feira de Palermo, que tem formato similar ao da Expointer. Após a cerimônia, marcada para as 11h, o governador deve percorrer os corredores da feira.
— A Argentina é uma parceira comercial fundamental para o Rio Grande do Sul. É muito importante que possamos estreitar essa relação, principalmente no que diz respeito ao agronegócio, a projetos na nossa faixa de fronteira, como o gasoduto de Vaca Muerta, e ao turismo. Em breve, teremos a Expointer e queremos contar com uma presença ainda maior dos nossos vizinhos aqui no Rio Grande para que possamos fazer negócios — disse Leite, pouco antes de embarcar na quarta-feira (26).
Para a noite de sábado está previsto um coquetel com autoridades de outros países. Na manhã de domingo, Leite tem uma reunião marcada com Nicolás Pino, presidente da Sociedad Rural Argentina, importante entidade representativa da agricultura e pecuária do país. Na sequência, o governador visitará a feira, encerrando as atividades oficiais previstas para a viagem.
Leite viajou acompanhado de uma comitiva composta por secretários, deputados estaduais e membros de entidades empresariais.
Encontros na sexta-feira
Nesta sexta-feira, a comitiva gaúcha tratou com o presidente Fernández sobre a construção de um gasoduto de 600 quilômetros entre Uruguaiana e Porto Alegre, que serviria para trazer o gás argentino extraído da reserva de Vaca Muerta, na província de Neuquén.
Ainda na sexta-feira, Leite esteve com a secretária de Energia do país vizinho, Flavia Royon, com quem também abordou a questão do gasoduto. Na sequência dos compromissos da missão, o governador tinha agenda com empresários do setor industrial e com a direção do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (Iica).
Mais cedo, a equipe gaúcha esteve na sede do Mercado Livre para negociar a expansão da atuação da empresa no Estado. Em nota à GZH, a multinacional confirmou as negociações. O novo centro logístico ficará em Sapucaia do Sul, em uma área de 7,5 mil metros quadrados.
Na quinta-feira, a comitiva visitou a sede da Aerolíneas Argentinas. A direção da empresa anunciou a ampliação em 35% da oferta mensal de assentos nos voos de Porto Alegre para a capital argentina. Atualmente, a empresa é a única a ofertar voos entre a capital gaúcha e Buenos Aires.
Veja a agenda
Sexta-feira (28)
- 9h30min: Reunião com o Mercado Livre
- 11h: Reunião com a secretária de Energia da Argentina, Flávia Royon
- 12h30min: Audiência com o presidente da Argentina, Alberto Fernández
- 13h30min: Reunião UIA - Unión Industrial Argentina
- 16h: Reunião com IICA - Instituto Interamamericano de Cooperação para Agricultura
- 17h: Recepção na Embaixada Brasileira
Sábado (29)
- 11h: Cerimônia de Abertura Oficial da ExpoRural 2023
- 12h: Visita à feira
- 20h: Coquetel com autoridades estrangeiras
Domingo (30)
- 10h: Reunião com presidente da Sociedad Rural Argentina, Nicolás Pino
- 11h: Visita à feira