O jornalista Tércio Saccol colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Três anos após desistir do centro de distribuição em Gravataí, o Mercado Livre irá se instalar em outra cidade da Região Metropolitana. O novo centro logístico ficará em Sapucaia do Sul, em uma área de 7,5 mil metros quadrados no complexo Eco Parque Lourenço & Souza, revelou o prefeito Volmir Rodrigues em entrevista à coluna.
— Estamos muito felizes com a chegada da empresa. Vai se reverter em educação, saúde e segurança. Sapucaia está a 25 minutos do aeroporto e perto de vias importantes do Estado. Será bom pra eles e pra nós — comemorou o prefeito, acrescentando que serão gerados 200 empregos e a empresa terá incentivos fiscais, como isenção de IPTU por 10 anos.
De acordo com Filipe Christianetti, gestor do Eco Parque Lourenço & Souza, a negociação entre o espaço e o Mercado Livre começou ainda em 2020. Nesta semana, uma equipe de engenheiros chegou em Sapucaia do Sul para dar inícios às obras internas no pavilhão em que irá ocupar. Segundo ele, o espaço tem 38 docas e duas rampas de acesso exclusivas para a entrada de veículos. A operação começará a funcionar em setembro.
Em 2020, quando desistiu da área em Gravataí, a empresa alegou que as negociações com o governo gaúcho para "desburocratizar a atuação de vendedores de fora do Rio Grande do Sul dentro do Estado" não foram bem-sucedidas. A empresa chegou a contratar funcionários e a começar as obras no pavilhão de um condomínio logístico na RS-118.
Nesta semana, o governador Eduardo Leite está na Argentina. Em uma de suas agendas, visitou a sede do Mercado Livre para negociar a expansão da atuação da empresa no Estado. Em nota à coluna, a gigante mundial confirmou as negociações: "O Mercado Livre confirma que está em fase inicial de negociações com o governo do Estado do Rio Grande do Sul para ampliar sua malha logística na região".
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna