A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do 8 de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (13), os pedidos de convocação de integrantes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre eles, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid e do o ex-ministro Anderson Torres.
Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando os ataques golpistas em Brasília aconteceram. Ele ficou preso por quatro meses após ter se ausentado do país no dia dos ataques. Na casa dele foi encontrado um rascunho de um documento que orientava um golpe de Estado por meio de uma intervenção na Justiça Eleitoral.
Também foi aprovada a convocação dos ex-ministros de Bolsonaro Braga Netto e Augusto Heleno. Além dos ex-integrantes do governo passado, também foi aprovada a convocação do do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, general Gonçalves Dias.
Em 19 de abril, o então ministro Gonçalves Dias pediu demissão do cargo, após divulgação de imagens em que ele aparece circulando pelo Palácio do Planalto entre os invasores, na tarde dos ataques do dia 8 de janeiro.
Também foram votados nesta terça requerimentos para compartilhar informações e imagens de câmeras de segurança que registraram os ataques do dia 8 de janeiro. O segundo encontro do grupo tem na lista 285 requerimentos para serem analisados e votados.
Convocações aprovadas
- Anderson Torres — ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça
- Mauro Cid — ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro
- Braga Netto — ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente
- Augusto Heleno — ex-ministro-chefe do GSI
- Gonçalves Dias — ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
- Elcio Franco — ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde
- Ricardo Cappelli — secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor do DF
- Fábio Augusto Vieira — ex-comandante da Polícia Militar do DF
- Jorge Naime — ex-comandante de Operações Polícia Militar do DF
- Saulo Moura da Cunha — ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
- Silvinei Vasques — ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Robson Cândido — delegado-geral da Polícia Civil do DF
- George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo de Souza — suspeitos de tentar explodir um caminhão-tanque no Aeroporto de Brasília