O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) na manhã deste sábado (25). De acordo com o seu filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT- PR), ele retirou o dreno da cabeça e está andando com a ajuda de um fisioterapeuta.
José Dirceu segue em observação e, por ora, deve receber alta até o começo da próxima semana.
Na quinta-feira (23), ele passou por uma cirurgia no cérebro devido a um hematoma subdural. Trata-se de um acúmulo de sangue que pode alterar a pressão do cérebro e, por isso, precisa ser drenado.
Casos mais simples podem ser tratados com medicamentos, porém, Dirceu precisou de cirurgia.
Ele está internado no DF Star, um hospital particular na Asa Sul, em Brasília. Ainda na tarde da sexta (24), Zeca Dirceu divulgou um áudio do pai, afirmando que seus exames "estão normais".
O próprio ex-ministro falou que terá que ficar dois dias ainda em observação.
No primeiro governo Lula (PT), Dirceu foi ministro da Casa Civil, cargo hoje ocupado por Rui Costa. Ele foi acusado e condenado por ser um dos organizadores do esquema do mensalão, que veio à tona em 2006. Em 2015, o ex-ministro também foi condenado no âmbito da Operação Lava-Jato.
Em 2018, ele conseguiu uma decisão favorável no Supremo e pode responder aos processos em liberdade.
Embora Dirceu esteja oficialmente fora do cenário governamental, ele continua sendo uma das figuras mais influentes do petismo. No último dia 13, na festa de 43 anos do Partido dos Trabalhadores, ele foi citado nominalmente por Lula, que o agradeceu em seu discurso.