O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que ofereceu percentual de 8% de reajuste salarial para o funcionalismo federal. O assunto foi debatido em reunião com cerca de 80 representantes de sindicatos, associações e federações de servidores públicos federais.
Auxiliares do ministério informaram que o secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, recebeu os representantes dos servidores em reunião na tarde de quinta-feira (16).
O último acordo para reajustar os vencimentos havia sido em 2016. A pasta também informou que o Executivo poderá recompor em cerca de 40% o vale-alimentação dos servidores.
O impacto estimado para o aumento será de R$ 11,2 bilhões, já reservados no orçamento da União para 2023. Caso as entidades representativas das categorias aceitem a proposta do Executivo, o reajuste poderá valer a partir de março.
A rodada de negociação de quinta foi a primeira reunião para tratar do tema. Um próximo encontro está agendado para a próxima quinta-feira (23). Os sindicatos vão avaliar a proposta, mas as entidades pediram recomposição de 30% nos vencimentos.