O novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi empossado em cerimônia realizada no domingo (1º). Lula assume a Presidência em substituição a Jair Bolsonaro (PL), que exerceu mandato entre 2019 e 2022.
A solenidade desse domingo foi marcada por momentos inéditos, como a subida da rampa do Palácio do Planalto do presidente ao lado de diversos representantes da sociedade civil brasileira. Esta foi também a última cerimônia de posse realizada no dia 1º de janeiro, já que a partir das próximas eleições o novo presidente assumirá o cargo no dia 5 do primeiro mês do ano.
Confira abaixo imagens da posse de Lula no domingo e de Jair Bolsonaro em janeiro de 2019:
Público
Segundo estimativas do novo governo, cerca de 300 mil pessoas acompanharam a posse de Lula em Brasília no domingo. Já em 2019, conforme o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), aproximadamente 115 mil pessoas compareceram à cerimônia que empossou Bolsonaro.
Desfile em carro aberto
Apesar de temores em relação à segurança, Lula desfilou em carro aberto durante a cerimônia no domingo, em Brasília, acompanhado da esposa, Janja da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e da esposa dele, Lu Alckmin. Em 2019, Jair Bolsonaro desfilou no Rolls-Royce presidencial ao lado da esposa, Michelle, e do filho Carlos.
Subida da rampa
A subida da rampa do Palácio do Planalto é sempre um momento marcante das cerimônias de posse dos presidentes da República. Neste ano, em medida inédita, Lula subiu acompanhado de diversos representantes da sociedade civil brasileira. Em 2019, Bolsonaro subiu a rampa acompanhado da esposa Michelle e do vice-presidente Hamilton Mourão e da esposa dele, Paula.
Passagem da faixa presidencial
A transmissão da faixa presidencial também é momento simbólico das cerimônias de posse dos novos presidentes. Como Jair Bolsonaro optou por não passar a faixa a Lula, a tarefa coube a Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis, que representou o povo brasileiro. Em 2019, Bolsonaro recebeu a faixa do antecessor, Michel Temer.
Discurso no parlatório
Após receber a faixa, os presidentes se dirigem ao público em discurso realizado no parlatório do Palácio do Planalto. Lula, que se emocionou durante a fala, discursou ao lado de Janja e do casal Alckmin. Na posse de Jair Bolsonaro, após a fala do então novo presidente, a esposa Michelle também fez um pronunciamento, em Libras.
Chefes de Estado
Na cerimônia de posse de Lula, 18 chefes de Estado estiveram presentes para saudar o novo presidente, sendo este o maior número desde a redemocratização. Em 2019, foram 10 os líderes máximos de nações prestigiando a posse de Jair Bolsonaro.
Ministérios
Após a cerimônia de posse presidencial, também foram empossados em seus cargos os novos ministros do futuro governo. A nova equipe ministerial de Lula, com 37 ministros, inclui a presença de 11 mulheres, o maior número já registrado em um mandato. A equipe formada por Bolsonaro em 2019 tinha duas mulheres, Tereza Cristina e Damares Alves.