O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou, na manhã desta quinta-feira (17), o cumprimento do teto de gastos em detrimento da destinação de recursos para a área social. Ele participou de evento promovido na 27ª Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27) pelo Brazil Climate Action Hub, iniciativa de articulação da sociedade civil A COP-27 ocorre em Sharm El-Sheikh, no Egito.
— Se não resolvermos problemas sociais, não vale a pena recuperar esse país. Não adianta só pensar em responsabilidade fiscal, temos de pensar em responsabilidade social — afirmou o presidente eleito. — Para cumprir teto fiscal, geralmente é preciso desmontar políticas sociais e não se mexe com o mercado financeiro. Mas o dólar não aumenta ou a bolsa cai por causa das pessoas sérias, e sim dos especuladores — continuou.
Lula concordou que é preciso ter meta de inflação, mas também de crescimento:
No Egito
Notícia
Lula na COP27: "O dólar não aumenta ou a bolsa cai por causa das pessoas sérias, e sim dos especuladores"
Presidente eleito voltou a afirmar que não adianta falar em responsabilidade fiscal sem pensar em responsabilidade social, ressaltando que é preciso ter meta de inflação, mas também de crescimento
GZH