O PTB no Rio Grande do Sul confirmou, no fim da manhã desta quinta-feira (4), a morte do presidente estadual do partido, Edir Oliveira, aos 72 anos. Oliveira morreu em casa, em Gravataí, em decorrência de um infarto fulminante, conforme informações repassadas pela legenda.
Oliveira foi deputado federal por três legislaturas, entre 2000 e 2011. Ele começou a carreira política como vereador de Gravataí, ainda pelo MDB, cargo que ocupou de 1973 a 1977. Depois, foi prefeito da cidade entre 1993 e 1997, já pelo partido no qual construiria carreira política.
O petebista também atuou junto ao governo do Estado. Primeiro, como secretário substituto do Interior e de Obras Públicas, entre 1987 e 1991. Depois, entre 1997 e 1998, como secretário da Região Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul. Por fim, foi secretário estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, de 2003 a 2006.
Oliveira deixa a esposa, Eunice Oliveira, os filhos Luciano, Leonardo, Leandro e Melissa Oliveira, e seis netos.
A prefeitura de Gravataí informou que o velório de Edir terá início às 17h, no saguão da prefeitura. O sepultamento está marcado para as 14h de sexta-feira (5), no Cemitério Central de Gravataí. O prefeito Luiz Zaffalon decretou luto oficial por três dias.
Leia abaixo a nota emitida pelo PTB/RS:
"É com profundo pesar que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB-RS) comunica o falecimento do presidente da sigla estadual, Edir Oliveira, aos 72 anos de idade, na manhã desta quinta-feira (04/08), vítima de um infarto fulminante.
Natural de Rolante, Edir de Oliveira entrou para a política ainda jovem. Ex-prefeito de Gravataí e ex-Deputado-Federal, Edir deixa em seu legado uma longa e vitoriosa trajetória política.
A família petebista se solidariza com a dor da família, dos amigos e colegas do meio político, neste momento lastimável.
Nosso presidente deixa esposa, Eunice Oliveira, sua companheira por 49 anos, os filhos Luciano, Leonardo, Leandro e Melissa Oliveira e seis netos.
Maiores informações sobre os atos fúnebres ao longo do dia."