Quatro dias depois de assumir o governo do Estado em virtude da renúncia de Eduardo Leite, Ranolfo Vieira Júnior anunciou nesta segunda-feira (4) 11 novos secretários. Eles substituem os antigos titulares que deixaram os cargos a tempo de disputar a eleição de outubro.
No domingo (3), havia sido confirmado o nome do coronel aposentado da Brigada Militar Vanius Cesar Santarosa como novo secretário da Segurança Pública. Ele substitui o próprio governador, que liderou a pasta durante toda a gestão Leite. Assim, 12 secretários tomaram posse nesta segunda.
Os novos integrantes do primeiro escalão foram apresentados em uma cerimônia no Palácio Piratini. O primeiro a ter o nome confirmado foi o novo secretário de Obras e Habitação, Volnei Minozzo. Ex-prefeito de Nova Prata, Minozzo deixou recentemente o PSB e migrou para o União Brasil, o que fez o partido ganhar uma cadeira extra no primeiro escalão do governo.
Outra sigla que ampliou o espaço foi o Podemos, que indicou o vereador de Porto Alegre Hamilton Sossmeier para a pasta do Trabalho. Em seu lugar na Câmara Municipal assume a suplente Cíntia Rockenbach (Podemos). Sossmeier é filiado ao PTB, mas está de malas prontas para o Podemos e deve migrar na janela de 2024, para evitar o risco de ficar sem o mandato.
Na nova composição, o Republicanos, que detinha a Secretaria do Trabalho, perde espaço no primeiro escalão. Outro partido da base que fica sem espaço no secretariado é o PP, que antes comandava a Agricultura, com Silvana Covatti (PP). O escolhido para substituí-la foi o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Domingos Velho Lopes, conforme adiantado pela colunista de GZH Gisele Loeblein.
Para a Secretaria dos Transportes, foi nomeado Luiz Gustavo de Souza (MDB). Houve ainda uma mudança de status da Chefia de Gabinete, ocupada por Flavia Colossi Frey, que passou a ser secretaria.
Em entrevista coletiva após a cerimônia, o governador disse que os novos secretários foram indicados pelos antecessores e pelos partidos políticos que integram a base do governo, mas ressaltou que o governo também considerou critérios técnicos:
— Às vezes, pode vir uma indicação política e não ter a correspondência no lado técnico, e a gente pede que venha um outro nome. Pelo currículo desses secretários, antes de mais nada eles são conhecedores da área que estão assumindo.
Integrantes do núcleo duro do governo Leite, os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Cláudio Gastal (Planejamento), além do procurador-geral Eduardo Cunha da Costa, vão permanecer na gestão de Ranolfo.
Trocas nas secretarias
Agricultura
- Entra: Domingos Velho Lopes, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul)
- Sai: Silvana Covatti (PP)
Desenvolvimento Urbano e Metropolitano
- Entra: Carlos Rafael Mallmann (União Brasil), ex-prefeito de Estrela
- Sai: Luiz Carlos Busato (União Brasil)
Esporte e Lazer
- Entra: Letícia Boll Vargas (PSD), presidente estadual do partido
- Sai: Danrlei de Deus (PSD)
Relações Federativas
- Entra: Patrícia Kotlinski de Carvalho, ex-diretora-geral da pasta
- Sai: Ana Amélia Lemos (PSD)
Igualdade e Cidadania
- Entra: Márcia Pires de La Torre, ex-diretora-geral da pasta
- Sai: Regina Becker (União Brasil)
Meio Ambiente
- Entra: Marjorie Kauffmann (PSDB), ex-presidente de Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
- Sai: Luiz Henrique Viana (PSDB)
Obras e Habitação
- Entra: Volnei Minozzo (União Brasil), ex-prefeito de Nova Prata
- Sai: José Stédile (PSB)
Trabalho
- Entra: Hamilton Sossmeier (PTB, migrará para o Podemos), vereador de Porto Alegre
- Sai: Ronaldo Nogueira (Republicanos)
Transportes
- Entra: Luiz Gustavo de Souza (MDB), ex-prefeito de Pinhal e secretário adjunto
- Sai: Juvir Costella (MDB)
Turismo
- Entra: Raphael Ayub (Podemos), ex-secretário municipal em Capão da Canoa
- Sai: Ronaldo Santini (Podemos)
Chefe de Gabinete (mudança de status)
- Flavia Colossi Frey, que foi chefe de gabinete de Ranolfo no período como vice-governador
Segurança Pública (mudança anunciada no domingo)
- Entra: Vanius Cesar Santarosa, ex-comandante da Brigada Militar
- Sai: Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), novo governador