Escolhido pré-candidato a governador pelo diretório estadual do MDB, em uma reunião boicotada por parte dos caciques, o deputado estadual Gabriel Souza colocou o pé na estrada no final de semana para tentar construir a chamada “coligação interna”. Traduzindo, Gabriel precisa reunificar um partido cindido, que se autoboicotou nas prévias e o encara com má vontade por ser o preferido do ex-governador Eduardo Leite.
Mesmo dizendo que não crê em bruxas, a superstição fez Gabriel começar a jornada por Pedro Osório, no sul do RS. Motivo? Foi por essa cidade que Germano Rigotto e José Ivo Sartori iniciaram suas campanhas vitoriosas de 2002 e 2014, respectivamente. O deputado também esteve em Jaguarão e Pelotas.
Recebido pelo prefeito Moacir Chola, que já é tetra em número de mandatos na cidade, Gabriel brincou que, assim como os dois ex-governadores, espera que Pedro Osório também dê sorte na sua candidatura.
Em todos os encontros, o deputado reforçou sua crença de que, neste momento, a coligação mais importante é a interna. Foi Sartori quem, no dia da reunião do diretório, recomendou a seu ex-líder na Assembleia que desse prioridade a construir a unidade partidária.
Atual presidente do MDB e chefe da Casa Civil do governo Sartori, Fábio Branco acompanhou a agenda em Jaguarão e ressaltou a capacidade de liderança e diálogo de Gabriel:
— Quem criou a agenda reformas no Estado foi o governador Sartori, e eu não enxergo ninguém com mais capacidade de tocar essa agenda do que o deputado Gabriel Souza. Temos o melhor candidato e o melhor partido, com representação em praticamente todos os municípios gaúchos, e estrutura para vencer estas eleições.
Apesar de o diretório ter escolhido Gabriel, ele poderá ser contestado na convenção, se até lá não unir o MDB. O ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, que na semana passada deixou o cargo de secretário de Planejamento de Porto Alegre para não ficar inelegível, avisou que vai colocar seu nome à disposição do partido por discordar da forma como Gabriel foi escolhido, sem a participação das bases.