Grupos pró-Rússia e pró-Ucrânia se desentenderam durante manifestação nesta manhã em frente ao Consulado da Rússia no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, equipes do 23º Batalhão e da Polícia de Choque estabilizaram a região.
Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o Partido da Causa Operária (PCO) mostrou imagens de três homens sendo detidos pela polícia. Após serem levados a delegacia, manifestantes da sigla também se dirigiram à 14ª Delegacia de Polícia para dar suporte aos colegas de partido.
O PCO convocou para esta terça-feira (1º) ato em apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia, em frente ao consulado russo. Por volta das 11h, as manifestações foram realizadas em frente à Embaixada da Rússia em Brasília, e nas unidades do consulado do país no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, segundo a conta do PCO no Twitter.
Do lado contrário, membros do Movimento Livre Brasil (MBL) defendiam a Ucrânia no mesmo local, o que levou ao conflito, com a troca de acusações entre os dois grupos. A PM não soube informar se os detidos ficariam presos ou apenas prestariam depoimento.
Os dois grupos se acusam mutuamente de agressão.