O ex-presidente ucraniano Petro Poroshenko compartilhou uma foto de um piloto que supostamente seria o "Ghost of Kiev". Nas primeiras 30 horas da invasão do exército de Vladimir Putin, "Fantasma de Kiev" já teria sido o responsável pelo abate de seis caças russos.
"Na foto, o piloto do MiG-29. O mesmo 'Fantasma de Kiev'. Aterroriza os inimigos e orgulha os ucranianos. Ele tem 6 vitórias sobre pilotos russos! Com defensores tão poderosos, a Ucrânia definitivamente vencerá!", escreveu Poroshenko na legenda do vídeo postado na sua conta no Twitter.
Além disso, a conta oficial da Ucrânia no Twitter publicou, no último domingo (27), um vídeo que compila todas as supostas aparições do piloto, além de um desenho.
"As pessoas o chamam de 'Fantasma de Kiev'. E com razão: este às da Força Aérea da Ucrânia domina os céus de nossa capital e país e já se tornou um pesadelo para os aviões invasores russos", afirma o texto do perfil ucraniano.
Apesar do peso que as fontes possuem, ainda não é possível confirmar se "Fantasma de Kiev" realmente existe ou se faz parte da estratégia ucraniana para manter elevada a mobilização das tropas e da população.
Nenhuma autoridade se manifestou sobre o assunto através de canais oficiais, até o momento.
Pelas redes sociais, internautas dividem opiniões entre os que acreditam no piloto fantasma e aqueles que veem o personagem como uma invenção.