Pouco mais de um dia após o início da invasão russa na Ucrânia, um feito considerado ousado começou a se propagar na Ucrânia. O Ghost of Kiev (Fantasma de Kiev, em tradução livre) seria o piloto de um caça MiG-29, responsável por abater seis jatos russos nas primeiras 30 horas de conflito.
Nas redes sociais, internautas estão enlouquecendo com a suposta aparição do improvável piloto de jato. Estão circulando imagens do suposto avião voando pelas cidades ucranianas e derrubando as aeronaves russas. De acordo com um post muito compartilhado, o Fantasma de Kiev teria derrubado dois Su-35, um Su-27, um MiG-29 e dois Su-25 — todos em combate aéreo.
Até agora, não foi confirmado se o suposto piloto de fato obteve o feito que poucos conseguem ao longo de toda uma carreira. Caso as suspeitas dos internautas se confirmem, esse seria o primeiro Ás da Aviação do século 21 — piloto militar reconhecido por vários abates em combate.
Contudo, não é possível confirmar se os seis abates de aeronaves russas foram causadas pelo mesmo piloto. Até o momento, as forças armadas da Ucrânia não se manifestaram sobre o assunto. Uma das hipóteses é que o Fantasma de Kiev faça parte da estratégia ucraniana para motivar a população.
Muito internautas estão comparando a situação com a história de Simo Hayha, o franco-atirador finlandês que, sozinho, abateu 505 soldados russos durante a invasão soviética do país durante a Guerra de Inverno (1939-1940), o que rendeu o apelido de "Morte Branca".