O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta sexta-feira (25) de que as tropas militares assumiram o controle da antiga usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. O território da área foi tomado nesta quinta-feira (24) por unidades das Forças Aerotransportadas russas. A confirmação vem após a informação do governo ucraniano, alertando da tomada do local.
"As ações conjuntas de paraquedistas russos e militares ucranianos do batalhão de segurança da usina nuclear para defender a usina é uma garantia de que as formações nacionalistas ou outras organizações terroristas não poderão aproveitar a situação atual do país para organizar uma provocação nuclear", afirmou Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo.
Ele ainda afirmou que "um acordo foi alcançado com os militares de um batalhão separado de proteção da usina nuclear da Ucrânia sobre a segurança conjunta das unidades de energia e do sarcófago da usina nuclear de Chernobyl". Foi informado também de que "as Forças Aerotransportadas da Federação Russa também protegerão a usina nuclear".
De acordo com o comunicado, a equipe responsável pela manutenção da usina nuclear continua atendendo as instalações de modo normal e segue monitorando a situação radioativa da área.
A usina de Chernobyl está localizada perto da cidade de Pripyat, a 16 quilômetros da fronteira com a Bielorrússia e a 110 quilômetros de Kiev. O acidente nuclear ocorreu em 26 de abril de 1986. O sarcófago da qual o representante se refere é um gigantesca cobertura de concreto construída ao redor do Reator 4, o que causou todo o vazamento radioativo.