Os bancos da Rússia estão alertando a população para nova técnica aplicada por golpistas após a aplicação de sanções internacionais ao sistema bancário do país. Através de mensagens ou ligações telefônicas, os criminosos estão contatando clientes e exigindo a retirada de todo o dinheiro das contas bancárias, "pois os valores não estarão disponíveis depois que o Swift for desligado". As informações são do portal Interfax.
"Os fundos de todos os clientes em contas em bancos russos são salvos e estará sempre disponível. A desconexão de alguns bancos da Swift não afetará isso de forma alguma", afirmou o Banco Central russo em seu canal oficial do Telegram.
O órgão garantiu que a desconexão da Swift vai criar transtornos para as atividades internacionais, mas não deve afetar as atividades dos bancos russos.
O Switf é um sistema de transmissão de mensagens financeiras para realização de transações no mercado de pagamentos, títulos, instrumentos financeiros derivativos. O sistema reúne mais de 11 mil instituições financeiras em mais de 200 países.
Neste final de semana, os Estados Unidos e a União Europeia concordaram e desligar a Rússia do sistema como parte das sanções internacionais por conta da guerra na Ucrânia.