Deputado em terceiro mandato, Valdeci Oliveira (PT) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (31). Ex-prefeito de Santa Maria, o parlamentar assume o mandato para o ano legislativo 2022-2023, de acordo com arranjo pluripartidário que vem garantindo o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas da Casa. Além dele, por 38 votos favoráveis e 8 contrários, foi eleita a Mesa Diretora. Votaram contra as bancadas do Novo, PSL, Luciana Genro (PSOL) e Eric Lins (DEM).
Segundo o parlamentar, entre as prioridades estarão projetos relacionados a emprego, fortalecimento do serviço público e garantia do acesso pleno à saúde. Ele também cita a necessidade de propor medidas para amenizar os efeitos negativos da estiagem que vem castigando o Rio Grande do Sul. Ainda nesta segunda-feira, o novo presidente da Assembleia se reuniria com entidades que representam afetados pela falta de chuva.
— Mal ou bem, mesmo sem a caneta na mão, daqui saem os votos do reajuste do mínimo regional e do auxílio emergencial gaúcho. Daqui podem e devem sair propostas para amenizar os efeitos da fome e da estiagem — disse.
Outra proposta é a criação de uma liga entre instituições, governo, Poderes, organizações não-governamentais (ONGs) e entidades da sociedade civil para o combate à fome no Estado. Conforme Valdeci, a ideia é a construção de uma medida permanente. Ele é autor de um projeto que tramita há dois anos na AL, propondo a criação de um programa estadual de renda básica permanente:
— Não há uma receita pronta e essa nem é uma visão de esquerda. Economistas liberais do mundo inteiro defendem projetos de criação de renda básica. E o mais urgente, agora, é formar uma grande corrente de solidariedade; existem várias, mas a Assembleia pode se envolver.
Ainda que com público reduzido em razão da pandemia, a cerimônia no Plenário 20 de Setembro contou com autoridades, deputados e familiares do parlamentar. Participaram da posse o governador Eduardo Leite, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o presidente da Câmara de Vereadores do município da Região Central, Valdir Oliveira, irmão de Valdeci, que venceu a covid-19 após 113 dias de internação hospitalar.
Para prestigiar o ato, também estiveram nas primeiras fileiras de cadeiras dispostas com distanciamento no plenário os ex-governadores Germano Rigotto e Olívio Dutra, o prefeito em exercício de Porto Alegre Ricardo Gomes, e o reitor da UFSM, Luciano Schuch.
Confira os deputados eleitos para a Mesa Diretora:
Titulares
- Presidente – Dep. Valdeci Oliveira (PT)
- 1º Vice-Presidente – Dep. Luiz Marenco (PDT)
- 2º Vice-Presidente – Dep. Ernani Polo (PP)
- 1º Secretário – Dep. Elizandro Sabino (PTB)
- 2º Secretário – Dep. Gabriel Souza (MDB)
- 3ª Secretária – Dep. Zilá Breitenbach (PSDB)
- 4º Secretário – Dep. Dalciso Oliveira (PSB)
Suplentes
- 1º Suplente de Secretário – Dep. Jeferson Fernandes (PT)
- 2º Suplente de Secretário – Dep. Airton Lima (PL)
- 3º Suplente de Secretário – Dep. Sergio Peres (Republicanos)
- 4º Suplente de Secretária – Dep. Kelly Moraes (PTB)