O aplicativo de votação usado para as prévias do PSDB, cuja eleição teve início na manhã deste domingo (21), apresentou instabilidade. Por esse motivo, o partido decidiu estender a votação via app até as 18h – inicialmente, o horário seria das 7h às 15h.
Segundo a assessoria de imprensa do PSDB, houve uma lentidão no aplicativo devido à grande quantidade de pessoas que estão acessando o sistema ao mesmo tempo. A assessoria destacou que logo o acesso deve ser normalizado, com a distribuição do fluxo de votantes.
Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a ferramenta começou a travar entre 8h30min e 9h em todo o país. O aplicativo, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e auditado pela empresa de segurança cibernética Kryptus, demanda dupla autenticação para a votação, com foto para reconhecimento facial e verificação via SMS. Ao todo, 44,7 mil eleitores se cadastraram para votar pelo aplicativo, o que corresponde a 3% do total de filiados no país.
A votação presencial segue normalmente, somente em Brasília para prefeitos e vices, governadores e vices, deputados federais, senadores e ex-presidentes do PSDB. No entanto, devido à ampliação do horário de votação pelo aplicativo, o anúncio do vencedor, antes previsto para as 17h, vai atrasar, conforme o jornal.
As prévias definirão o pré-candidato do PSDB à presidência da República. Os principais candidatos da disputa interna são o governador de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio também está no páreo, mas não é considerado competitivo.