Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (10) na passagem do desfile de blindados da Marinha em Brasília. Conhecido como TromPetista, o músico Fabiano Leitão Duarte foi levado para a delegacia na Asa Norte e liberado em seguida.
Por volta das 10h, a polícia militar informou que ele foi levado à delegacia. Na Polícia Civil, o caso foi registrado como “desobediência”. Na 5ª Delegacia de Polícia, Duarte assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), se comprometendo a comparecer para prestar esclarecimentos, e foi liberado.
No boletim de ocorrência obtido pelo site G1, consta que Duarte "invadiu a área restrita do desfile" e "se colocou na frente de um dos tanques para impedir a passagem". Outro trecho aponta que ele “resistiu à contenção e retirada do local".
Em nota, a PM informou que a motivação teria sido política. O PT confirmou a prisão nas redes sociais e afirmou que o trompete do músico foi danificado na abordagem. O partido afirma também que ele foi impedido de tocar o seu trompete e preso por se manifestar contra o governo Bolsonaro.