Dando prosseguimento à análise em primeiro turno da PEC da Reforma Eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12) destaque que mantém o segundo turno como é hoje nas eleições para prefeito, governador e presidente. Também foi mantido o caráter nacional dos partidos exigido pela Constituição, além de alterada a data de posse dos governadores eleitos.
O destaque que mantém o segundo turno nas eleições foi apresentado pelo PT. Já por 388 votos a 28 foi aprovado o destaque apresentado pelo PDT, que mantém o caráter nacional dos partidos exigido pela Constituição. O plenário ainda aprovou por 365 votos a 3 o ajuste de redação na PEC que altera a data de posse dos governadores eleitos.
O texto-base foi aprovado na noite de quarta-feira (11). Por 388 votos a 36, os deputados retiraram dele uma série de dispositivos que previam um sistema em que o eleitor escolheria cinco candidatos em ordem de preferência, e venceria aquele que obtivesse a maioria absoluta entre todas as múltiplas escolhas. Também acabou com a proposta de voto distrital, mas resgatou a possibilidade de se realizar coligações.
A votação do primeiro turno foi concluída por vota das 12h30min. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informou que a PEC 125 poderá ser analisada em segundo turno ainda nesta quinta-feira, depois da votação dos destaques apresentados à Medida Provisória 1045/21, que renova benefício emergencial aos trabalhadores, e do projeto que altera o Imposto de Renda (PL 2337/21).