Em sua última agenda no Rio Grande do Sul, o presidente Jair Bolsonaro almoçou com cerca de 60 empresários, no início da tarde deste sábado (10), na Casa NTX, na zona norte de Porto Alegre. Bolsonaro foi convidado pela Associação da Classe Média (Aclame) para falar sobre a retomada da economia no pós-pandemia e as reformas em discussão no Congresso Nacional.
O presidente foi recebido com aplausos pela plateia e, durante seu discurso, colheu palmas ao menos em quatro ocasiões. Antes do pronunciamento, saboreou um churrasco com carnes nobres da churrascaria NB Steak.
Bolsonaro chegou ao local às 13h42min, mais de uma hora após o horário previsto para o almoço. Tão logo o comboio presidencial chegou à Casa NTX, o presidente desceu do carro e percorreu todo o cercadinho onde era aguardado por cerca de 100 apoiadores. Durante nove minutos, Bolsonaro posou para fotos, recebeu presentes e, sem máscara, pegou duas crianças no colo.
Segundo os organizadores, políticos não foram convidados para o almoço, mas Bolsonaro chegou acompanhado de ministros e parlamentares. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, manteve uma rápida conversa com o presidente. Melo pediu isenção dos impostos federais sobre o transporte público e a doação do prédio do Gasômetro ao município.
Cálculos da prefeitura apontam que a incidência de PIS/Cofins e IPI causa impacto de R$ 0, 42 no valor da tarifa. Melo também argumentou que, se não for possível a revisão tributária, o governo crie um fundo para financiar a isenção de passagens para os passageiros acima de 65 anos.
Questionado na chegada se iria multar o presidente por não ter usado máscara, o prefeito disse que jamais multou alguém por dispensar o acessório, e que seu governo é de diálogo:
– Nós recebemos muitas máscaras, então toda vez que tem alguém sem máscara, o governo oferece – disse Melo, sem responder se faria o gesto ao presidente.
Horas antes de Bolsonaro chegar à Casa NTX, equipes de segurança vistoriaram o local, preocupados com a existência de apenas uma porta de acesso para entrada e saída do presidente. O presidente permaneceu no evento por 90 minutos. Os jornalistas não tiveram acesso à Casa NTX, permanecendo em um cercadinho do lado de fora. Pouco antes das 16h, o presidente embarcou de volta para Brasília.