Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (2), o vice-presidente Hamilton Mourão falou sobre a nomeação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Segundo Mourão, o general tem "habilitação necessária" para a nova função.
— Eu não vejo problema nisso aí. É de livre arbítrio do presidente da República nomear os assessores dele. Ele (Pazuello) tem a habilitação necessária para exercer essa função — disse.
Mourão comentou ainda sobre o processo disciplinar aberto pelo Exército após a participação de Pazuello em um evento junto ao presidente Jair Bolsonaro, no Rio. A presença de militares da ativa em atos político-partidários é vetada pelas Forças Armadas.
Segundo o vice-presidente, o Exército "já tomou a atitude inicial" que era necessária. Ainda conforme Mourão, a nomeação de Pazuello para o novo cargo "não influi nem contribui" para a decisão que será tomada pelo comando da instituição.
Copa América no Brasil
Ao Timeline, Mourão também se mostrou favorável à realização da Copa América no Brasil. Para ele, se os protocolos de distanciamento forem seguidos, não haverá problema.
— Se não pode realizar a Copa América, também tem de cancelar os outros campeonatos — disse.
Apesar de os jogos da fase de classificação e da fase de mata-mata não permitirem a presença de público, a Conmebol espera que a final receba torcedores. Neste caso, Mourão disse que o cenário ideal seria que esses torcedores sejam pessoas vacinadas, e que se comportem dentro de um distanciamento social; além de que a capacidade do estádio seja reduzida.