O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindemayer, anunciou que irá sair da política a partir de 2021. Ele está no fim do segundo mandato à frente da prefeitura. Antes, foi deputado estadual e vereador. Lindemayer quer se dedicar à família e retornar à advocacia, onde criou um dos maiores escritórios do sul do Estado.
Aos 57 anos, sendo os últimos 12 dedicados à vida pública, Lindemayer diz que o ciclo na política se encerrou. Entre os motivos citados está o planejamento de estar mais próximo dos filhos e da esposa. A intenção do prefeito é voltar a estudar, se qualificar e se atualizar sobre o mundo jurídico.
– Descarto concorrer em uma nova eleição. Eu penso que isso é uma página virada. Sempre senti prazer naquilo que fiz, mas sinto que o ciclo chegou ao fim. Considero que já dei a minha contribuição – afirmou Lindemayer ao programa Chamada Geral da Gaúcha Zona Sul.
Natural de Rio Grande, Alexandre Lindemayer é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi eleito prefeito em 2012 com 51,05% dos votos válidos, derrotando o agora prefeito eleito Fábio Branco (MDB), que tentava a reeleição.
Em um mandato marcado por avanços principalmente da área social, ele foi reeleito ao cargo em 2016. Nas últimas eleições, Lindemayer indicou a assistente social Darlene Pereira para ser candidata à sucessão. No entanto, Darlene foi derrotada por Fábio Branco, que conquistou 44,48% dos votos válidos e voltará à prefeitura de Rio Grande após oito anos.