O prefeito eleito de Rio Grande, Fábio Branco, anunciou mais quatro secretários que irão compor o novo governo a partir do dia 1º. Agora já são 10 nomes anunciados no primeiro escalão. O restante dos nomes será apresentado nos próximos dias.
Considerada uma das secretarias mais importantes do município, a Secretaria de Desenvolvimento Primário e da Pesca ficará sob responsabilidade de Bercilio Osvaldo Luis da Silva. Ele foi superintendente do Porto do Rio Grande e Chefe da Casa Civil do governo do Estado, durante a administração de Yeda Crusius.
Outro nome experiente a assumir cargo de primeiro escalão na próxima gestão será Sandro Boka, ex-deputado estadual e ex-vereador. Ele já era nome certo para o próximo governo e foi anunciado na Secretaria Especial do Cassino.
Uma nova pasta anunciada para o próximo ano será a Secretaria da Causa Animal, que será liderada pela vereadora e ativista da causa Laurinha Taís. Ela foi reeleita com 1.719 votos, mas, ao assumir a nova secretaria, deixará uma vaga na Câmara, que deve ser preenchida pela esposa do prefeito eleito, Lú Compiani. A primeira-dama é a primeira suplente do MDB.
O último anunciado foi Cristian Marciano Küster para a Secretaria da Fazenda. Ele é mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foi gerente corporativo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e diretor municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pelotas.
Pastas como Educação e Comunicação devem ser anunciadas nos próximos dias. A expectativa é de estar no dia 1º de janeiro com todo o time formado para o início do governo.