Diagnosticado com a covid-19 há 10 dias, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) está internado desde domingo (22) à noite no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, para tratamento dos sintomas da doença. Segundo nota distribuída nesta segunda-feira (23) à tarde pela instituição, Terra está "estável, sentindo-se confortável, com padrão respiratório e respondendo às medidas adotadas pelo corpo clínico até o momento". Por enquanto, não há previsão de alta.
No domingo (22), Terra publicou em suas redes sociais que estava no hospital realizando "exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da covid visando acelerar volta ao trabalho".
No dia 13 de novembro, Terra anunciou que havia contraído coronavírus. Segundo o deputado, ele estava bem e sem sintomas. "Já iniciei tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina. Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo instruções médicas", publicou Terra em suas redes sociais na ocasião.
A eficácia da hidroxicloroquina no combate à doença é negada por estudos realizados no Brasil e no Exterior e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Anvisa, "não existem estudos conclusivos" para o uso dos antiparasitários, como a ivermectina.
Médico, Terra nega, desde o início da pandemia, a gravidade da doença e critica o distanciamento social — ele defende o isolamento apenas de idosos e pessoas de grupo de risco.