Na manhã deste sábado (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, usou as redes sociais para criticar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em seu perfil no Twitter, Maia escreveu que Salles está destruindo o meio ambiente do país e o próprio governo.
"O ministro Ricardo Salles, não satisfeito em destruir o meio ambiente do Brasil, agora resolveu destruir o próprio governo", afirmou.
Na quinta-feira (22), o ministro do Meio Ambiente chamou o ministro da Secretaria de Governo (Segov), general Luiz Eduardo Ramos, com quem Maia mantém bom relacionamento, de "maria fofoca", acusando-o de fazer vazar informações para a imprensa.
"Ministro Luiz Ramos, não estiquei a corda com ninguém. Tenho enorme respeito e apreço pela instituição militar. Atuo da forma que entendo correta. Chega dessa postura de #mariafofoca", escreveu Salles, em seu perfil no Twitter, referindo-se à reportagem veiculada no jornal O Globo.
A gestão ambiental de Salles é alvo de críticas até mesmo entre os próprios integrantes do governo. Na sexta-feira (23), o vice-presidente Hamilton Mourão admitiu que o governo precisa melhorar os resultados em relação ao combate ao desmatamento:
— O governo está agindo. Agora, precisa apresentar melhores resultados. Isso é uma realidade — declarou Mourão, após encontro realizado no Itamaraty, onde recebeu embaixadores que assinaram, em setembro, a carta da Parceria das Declarações de Amsterdã, formada por Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Holanda Noruega e Reino Unido.