Uma fala do presidente Jair Bolsonaro durante viagem ao Maranhão nesta quinta-feira (29) foi criticada nas redes sociais e por autoridades do Estado. Em um evento, o político bebeu Guaraná Jesus, tradicional naquele Estado, cuja embalagem é rosa:
— Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense. Guaraná cor-de-rosa no Maranhão... Que boiolagem é isso aqui — afirmou Bolsonaro.
A fala foi transmitida durante uma live realizada em uma rede social do presidente. Nas imagens, ele aparece em meio a apoiadores e sem usar máscara.
Bolsonaro visitou o Maranhão para participar da entrega de obras do governo federal, como a de um trecho da rodovia BR-135, em Bacabeira.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, utilizou as redes sociais para se posicionar e afirmou que irá processar o presidente:
"Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o guaraná Jesus. E o mais grave: usou dinheiro público para propaganda politica. Será processado", escreveu.
Horas depois, em Brasília, Bolsonaro pediu desculpas e definiu a fala como "uma brincadeira". O presidente afirmou, durante transmissão ao vivo em uma rede social, que o comentário não era "para a televisão".
— Se alguém se ofendeu, me desculpa, eu fiz uma brincadeira com a cor do guaraná Jesus, que é cor-de-rosa. E a brincadeira que eu fiz não foi para a televisão, eu estava falando com um cara lá — disse.
— Falei uns troços, e divulgaram como se eu estivesse ofendendo o pessoal do Maranhão. A maldade está aí — declarou.