O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta quarta-feira (10) o desmembramento do Ministério da Ciência e Tecnologia e a recriação da pasta das Comunicações. Para o posto de novo ministro, Bolsonaro nomeará o deputado Fábio Faria (PSD-RN), que é genro de Silvio Santos, dono da rede de televisão SBT.
A Ciência e Tecnologia é comandada pelo astronauta Marcos Pontes e vinha sendo alvo da cobiça de legendas do centrão, que passaram a apoiar o governo Bolsonaro. O PSD é comandado pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilbero Kassab.
"Nesta data, via MP, fica recriado o Ministério das Comunicações a partir do desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações", escreveu Bolsonaro no Facebook. "Para a pasta foi nomeado como titular o Deputado Fabio Faria/RN."
Faria é casado com Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos, desde 2007. Ele também é filho do ex-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria.
A nova configuração do Ministério das Comunicações incluirá a estrutura que hoje está nas mãos de Fábio Wajngarten, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Wajngarten foi nomeado, em edição extra do Diário Oficial, secretário-executivo da nova pasta, subordinado a Fábio Faria.