A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quarta-feira (27), mandados de busca e apreensão em cinco Estados e no Distrito Federal no âmbito do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) contra fake news. As diligências apuram notícias falsas, ameaças e ofensas caluniosas, difamatórias e injuriosas contra ministros da Corte e familiares deles.
De acordo com a PF, são 29 mandados de busca e apreensão. Os agentes cumprem as ordens judiciais no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina.
O inquérito é presidido pelo ministro Alexandre de Morares. Podem ser alvo da ação parlamentares e procuradores que, no entendimento dos ministros, tenham levado a população a ficar contra o Supremo.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um dos alvos é o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e novo aliado do presidente Jair Bolsonaro. O empresário Luciano Hang, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), e o blogueiro Allan dos Santos também são alvos da operação.