Uma pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (3) pelo jornal Folha de S.Paulo apontou que a gestão do presidente Jair Bolsonaro na crise do coronavírus é aprovada por 33% das pessoas, e reprovada por outras 39%. Aqueles que avaliaram as ações do chefe do Executivo Nacional como regulares chegaram a 25%, enquanto outros 2% afirmaram não saber ou não responderam. No levantamento anterior, publicado no dia 23 de março, a aprovação de Bolsonaro era de 35% e a reprovação era de 33%.
A pesquisa também buscou esclarecer qual a aprovação dos brasileiros quanto aos posicionamentos do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, 76% consideraram que as ações da pasta são ótimas ou boas, 18% afirmaram que era regular, 5% avaliaram como ruins ou péssimas e apenas 1% não respondeu. Anteriormente, a aprovação do ministério era de 55% e a reprovação de 12%.
Além disso, 58% dos entrevistados aprovam a atuação dos governadores na crise da covid-19. Classificaram como regulares as ações dos chefes dos Estados 23% das pessoas consultadas. "Ruim ou péssimo" apareceu em 16% das respostas, enquanto outros 2% se abstiveram. Na pesquisa anterior os governadores tinham aprovação de 54% e reprovação de 16%.
A pesquisa foi realizada por telefone entre quarta-feira (1) e esta sexta em todas as regiões do país, contemplando, ao todo, 1511 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.